• Valemobi

Atividade industrial volta a crescer em março, informa CNI

A atividade industrial voltou a crescer durante o mês de março, com elevação de 2,2% no faturamento das indústrias, conforme os dados da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta segunda-feira, 10, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Este resultado positivo reverte em parte a queda de 3,6% no faturamento de fevereiro, decorrente dos efeitos do aumento de casos na segunda onda da pandemia de Covid-19 no Brasil.


Na comparação ano a ano, o crescimento foi de 12,7%. Vale ressaltar que, em março de 2020, os primeiros efeitos da pandemia impactaram os resultados da atividade industrial.


As horas trabalhadas subiram 0,9% no mês em análise., retornando ao patamar de janeiro. Em relação a março do ano anterior, o aumento foi de 10,7%.


Em março de 2021, o emprego industrial apresentou sua oitava alta consecutiva, com elevação de 0,3% em relação a fevereiro. Na comparação com março de 2020, o crescimento foi de 2,1%.


Enquanto isso, a massa salarial real (soma dos salários pagos corrigida pela inflação) aumentou 2,2% em março, mesmo patamar de janeiro. Na comparação com o ano passado, houve queda de 4,6%.


O indicador, entretanto, segue abaixo dos patamares pré-pandemia.

A utilização da capacidade instalada (UCI) chegou a 81,1% no mês, alta de 0,4 ponto percentual (p.p) contra fevereiro.


Vale destacar que todos os indicadores contam com o ajuste sazonal, livres das oscilações típicas de certas épocas do ano, como quantidade de datas comemorativas ou feriados.


Para ver o documento na íntegra, acesse aqui.