• Valemobi

Demanda global de petróleo se recupera após queda em novembro, aponta agência

A demanda global por petróleo se recupera fortemente na Ásia e na América Latina, assim como também o continente europeu tem apresentado melhora.


De acordo com um índice compilado pela Bloomberg News, a demanda por gasolina e diesel está novamente acelerando, após ser abalada em novembro, quando novas medidas de isolamento social, devido à pandemia de Covid-19, foram impostas em vários países da Europa.


Vale destacar que esse índice feito pela agência rastreia dezenas de indicadores de alta frequência sobre o uso de estradas e tráfego em países que respondem por mais de 70% do consumo mundial de petróleo.


Na semana passada, o índice se recuperou para o maior nível em dois meses, segundo a Bloomberg. Com isso, o mercado entende que o impacto da onda mais recente de paralisações devido ao novo coronavírus na demanda global pela commodity desapareceu por enquanto.


O uso de estradas apontou uma queda de 24% na semana anterior em relação aos níveis de pré-pandemia. Contudo, há uma melhora no comparativo com o mês passado, quando o recuo era de 30%.