• Valemobi

OCDE prevê recessão global de pelo menos 6% em 2020

A Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE) projeta uma recessão mundial de 6% em 2020 caso a pandemia de covid-19 permaneça sob controle e uma queda de 7,6% no ano caso ocorra uma segunda onda do vírus. As perspectivas econômicas foram divulgadas nesta quarta-feira, 10.


"A pandemia da Covid-19 provocou a recessão econômica mais grave em quase um século e está a originar enormes prejuízos para a saúde, o emprego e o bem-estar das pessoas", informa o relatório.

Para o próximo ano, a OCDE espera uma recuperação mais otimista em caso da crise sob controle, com uma expansão de 5,2%. No entanto, a instituição prevê que o crescimento econômico pode ficar limitado a 2,8% caso haja uma segunda onda do novo coronavírus.


"Nos seus níveis máximos, a taxa de desemprego nas economias da OCDE seria mais do dobro da taxa anterior à pandemia, com uma recuperação lenta do emprego no próximo ano”, alerta a organização.


E como fica o Brasil nessa?


De acordo com as estimativas da OCDE, o Brasil deve encolher 7,4% neste ano e crescer 4,2% em 2021. Contudo, caso haja uma segunda onda de surto, a organização prevê que o país pode sofrer uma contração de 9,1% em 2020, com expansão de 2,4% no próximo ano.


Para o órgão, à medida em que o bloqueio é facilitado e a atividade recomeça no país, a economia deverá se recuperar lentamente, mas algumas empresas não serão capazes de sobreviver. “O desemprego atingirá máximos históricos antes de recuar gradualmente”, ressalta a OCDE.


Em relação às outras projeções, como o Boletim Focus, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI), a estimativa da OCDE é a mais pessimista.

#BancoMundial #BoletimFocus #Economia #FMI #OCDE #OrganizaçãoparaaCooperaçãodeDesenvolvimentoEconômico #PIB

Posts recentes

Ver tudo

Demanda por voos da Gol cai 43,8% em novembro

A Gol apresentou uma queda de 43,8% na demanda de passageiros em novembro deste ano na comparação com o mesmo período de 2019. As informações foram divulgadas ontem à noite pela companhia, por meio da

Em meio à pandemia, Vamos desiste de IPO

A empresa de locação de caminhões Vamos, controlada pela Simpar, informou na última quinta-feira, 3, que desistiu de sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no mercado brasileiro

Deixe sua pergunta

ao lado!

Av General Furtado Nascimento, 740, cj 60
Alto de Pinheiros
São Paulo  - SP - CEP 05465-070

 

contato@valemobi.com.br

Tel: +55 (11) 3024-8080

logo-branco.png

©2010-2020 - Valemobi Consultoria Empresarial S/A.

Todos os Direitos reservados.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Gestão financeira inteligente - Soluções para o Mercado Financeiro - Software para gestão de investimentos