• Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle

©2010-2017 - Valemobi Consultoria Empresarial S/A.

Todos os Direitos reservados.

contato@valemobi.com.br
+5511 3024-8080

January 16, 2018

April 26, 2017

April 10, 2017

March 27, 2017

December 22, 2016

November 18, 2016

Please reload

Posts Recentes

Títulos Públicos Online

13.01.2017

Em um mundo cada vez mais dinâmico como o que vivemos, precisamos estar sempre atualizados com informações mais recentes para reagir aos movimentos de mercado. Em linha com esta visão, a Anbima divulgou um comunicado ao mercado No 2016/000054 – Práticas de Governança de Precificação, em que as taxas de referência da Anbima serão coletadas e divulgadas no intraday, mostrando que o mercado tem a necessidade de acompanhar com mais frequência os preços dos títulos públicos.

 

Pensando nisso, a Valemobi desenvolveu o acompanhamento da carteira online de títulos públicos. Com esta ferramenta, é possível calcular o resultado no portfolio decorrente da mudança no intraday das taxas de juros pré-fixadas, cupons de inflação, ágio / deságio de LFTs e prêmios de títulos públicos.

 

Na abertura de mercado, o sistema efetua o apreçamento dos títulos públicos utilizando as taxas indicativas divulgadas pela Anbima no fechamento de mercado para todos os títulos e as projeções de índices de inflação nos casos de NTN-Bs e NTN-Cs.

 

De acordo com a parametrização efetuada pelo usuário, é possível utilizar as seguintes configurações para o acompanhamento online dos preços dos títulos públicos:

  • Percentual de variação do ativo referência: a taxa do título público sofrerá uma variação em basis points que será um percentual da variação em basis points do ativo referência definido pelo usuário (outro título público ou contrato de FUT DI1). Ex: NTNB ago/2016 com percentual de variação definido em 80% e o ativo referência FUT DI1 jan/2026. Se o FUT DI1 estiver abrindo 10 bps no dia, a taxa MTM que estará sendo utilizada no apreçamento da NTNB será a taxa da Anbima de D-1 + 8 bps.
     

  • Prêmio Valemobi: após a definição de um ativo de referência (outro título público ou contrato de FUT DI1) é calculado um prêmio através da diferença entre a taxa da Anbima do título e a taxa Anbima ou de fechamento do ativo referência. Este prêmio é definido como válido para o dia e, de acordo com a variação da taxa do ativo referência, uma nova taxa para o título público é calculada. Ex: LTN jan/2019 calcula prêmio em relação ao FUT DI1 jan/2019. A taxa online da LTN = prêmio LTN _ FUT DI1 + taxa FUT DI1 online. Esta metodologia pode ser utilizada para qualquer título público diferente de LFT.
     

  • Prêmio definido pelo usuário: mesmos cálculos definidos no caso do prêmio Valemobi, com a diferença que o prêmio é definido pelo usuário através de digitação em tela ou carregamento de arquivo e pode ser alterado em qualquer momento do dia. Esta é a configuração mais adequada para o caso em que o usuário percebe uma mudança significativa no prêmio ao longo do dia. Esta metodologia pode ser utilizada para qualquer título público diferente de LFT.
     

  • Taxa Anbima: A taxa fica congelada na taxa definida pela Anbima no fechamento de mercado. Basta que o ativo referência seja definido como Anbima e não haja nenhuma taxa / PU definido pelo usuário.
     

  • Taxa definida pelo usuário: O usuário pode definir uma taxa MTM através da digitação em tela ou carregamento de arquivo e pode ser alterada em qualquer momento do dia.
     

  • PU definido pelo usuário: O usuário pode definir um PU através da digitação em tela ou carregamento de arquivo e pode ser alterada em qualquer momento do dia.

Esta nova implementação do sistema complementa o acompanhamento da posição online que já é feito para os instrumentos da BM&F Bovespa (ações, opções, futuros, etc) que já são atualizados de acordo com o sinal da bolsa.

 

Desta forma, o acompanhamento da posição online e o cálculo do P&L fica flexível de acordo com as necessidades de cada usuário. Com isso, a carteira é sensibilizada pelo efeito da variação das taxas de juros ao longo do dia e reflete o mercado de forma automatizada, liberando os usuários para se concentrar nos demais tarefas do dia, como a gestão da carteira.

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Arquivo