top of page
  • Valemobi

A partir de maio, vencimento de opções na B3 terá nova metodologia

A partir de maio, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) começará a usar uma nova metodologia para o vencimento de opções. Para os analistas, essa mudança trará benefícios para o mercado.



Hoje, a data de vencimento de uma opção é a terceira segunda-feira de cada mês. Já a partir de maio, a data limite de negociação passará a ser a terceira sexta-feira do mês de vencimento.


Dessa forma, a alteração vai encaixar com a data de vencimento com o mercado internacional. Além disso, o horário também passará por ajustes. No modelo atual, o exercício ocorre até às 13h, enquanto que, na nova metodologia, o exercício ocorrerá após o pregão regular, com 30 minutos de after market.


Outro ponto importante é que o último dia de negociação das opções não será mais o pregão anterior ao vencimento, mas sim na data em que os derivativos vencem.


Segundo a Bolsa de Valores de São Paulo, em maio, o preço de referência será com base no call de fechamento. Atualmente, a cotação é feita durante a sessão regular. Para a B3, esta mudança possibilita maior concentração de liquidez e preço mais robusto.


Por último, outra mudança relevante é o contrary exercise, que é uma funcionalidade que permite ao titular de uma opção solicitar o bloqueio do exercício automático para os derivativos dentro do dinheiro ou o exercício de forma automática para os contratos fora do dinheiro. “Ambas as solicitações podem ser realizadas desde que o preço de exercício esteja dentro do túnel de preço, tendo o preço de referência do ativo-objeto como centro do túnel”, informou a B3.

bottom of page