top of page
  • Valemobi

Ajuste fiscal estuda extinguir JCP e tributar dividendos


Os estudos para ajuste fiscal de Joaquim Levy voltam a preocupar o mercado de capitais, levantando a possibilidade de extinção do JCP (Juros sobre Capital Próprio), e a criação de tributo sobre dividendos.

Incentivo fiscal criado em 1995, o JCP pode ser extinto no ajuste fiscal que vem tramitando na Fazenda, segundo Jornal do Estado de S.P, essa medida atingiria as maiores empresas e bancos de capital aberto do Brasil, ainda lembrou que não é a primeira vez que tentam dar fim ao benefício, citando a Receita Federal.

Em cálculos realizados por colunistas do jornal, caso não existisse o JCP, só em 2014 o Tesouro teria cerca de R$ 14 bilhões a mais recolhidos.

Para quem defende a extinção do benefício, o argumento utilizado é de que tal medida iria minimizar as críticas que afirmam que o ajuste fiscal atinge, em sua maioria, a classe “mais pobre".

Além dessa medida, prevista para auxiliar na meta fiscal de 1,2% do PIB, o ajuste pode contar com a criação de novo tributo sobre dividendos, essa mesmo projeto fez a bolsa despencar em dezembro. Na época, o então ministro Guido Mantega, destacou que não havia enviado proposta deste tipo. Para Levy “Toda vez que se cria um gasto novo obviamente está se contratando novos impostos”.

bottom of page