top of page
  • Valemobi

Após proposta de Neeleman, Azul compra TAP


O empresário brasileiro David Neeleman, proprietário da também companhia aérea Azul, é o novo proprietário da companhia aérea portuguesa, TAP. Processo que se arrasta desde 2012, a decisão pela privatização e venda da TAP, foi divulgada hoje pelo governo português. Com a aquisição, a Azul deterá 61% da companhia portuguesa.

De acordo com informações de jornais de Portugal, o empresário brasileiro teve que vencer a proposta de empresário Germán Efromovich, controlador da Avianca, que teria sido “bem mais alta”.

Na primeira proposta enviada, o novo proprietário injetaria capital de 300 a 350 milhões de euros e reforçaria a frota com 53 novas aeronaves, além de assumir as dívidas da companhia, estimada em 1 bilhão de euros.

O interesse das companhias ao enviar as propostas, tem grande influência na já participação da companhia portuguesa aqui no Brasil, sendo 84 voos semanais operantes no país. A empresa possui frota de 77 aviões, voa em 88 destinos, em 38 países.

O novo dono da companhia, estuda também expandir as operações no Brasil e uma possível investida no mercado americano.

Além da Azul, o empresário já criou outras três companhias aéreas: a Morris Air e a JetBlue, nos Estados Unidos e a WestJet, no Canadá.

Atualmente a Azul é a segunda maior companhia aérea no Brasil, possui 15,87% do mercado e a maior taxa de ocupação de voos, são 89,70%, segundo informações de janeiro da BEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). Como a empresa ainda é nova na oferta de voos internacionais, com a aquisição, os destinos oferecidos pela companhia poderiam ser ampliados.

bottom of page