top of page
  • Valemobi

“Assinei para evitar um desastre”, diz Tsipras sobre o acordo


Em dia de votação no parlamento grego, Tsipras tem a ‘missão’ de convencer seu país a aceitar o acordo que resgata a Grécia e à mantém na zona do euro. Mas um detalhe que pode dificultar essa tarefa é sua própria opinião sobre o acordo. Ele não acredita nas medidas contidas no texto.

“Assumo mais responsabilidades por qualquer erro que eu possa ter cometido. Assumo minha responsabilidade pelo texto em que eu não acredito, mas que assinei para evitar um desastre para o país”, declarou Tsipras à TV grega ERT.

A presidente do Parlamento, Zoe Constantopoulou, do mesmo partido de Tsipras, Syriza, pediu aos 300 parlamentares presentes na sessão que decide hoje o futuro da dívida da Grécia, que o pacote não seja aprovado.

A líder acredita que o acordo é uma chantagem e que os credores têm que respeitar os procedimentos parlamentares. “Com total conhecimento de como as circunstâncias são cruciais... Acho que é dever do Parlamento não deixar que essa chantagem se materialize”, disse ela.

Na segunda-feira, 13, houve manifestação em Atenas contra o acordo. Pesquisa mostra que o povo grego está dividido, cerca de 51% acreditam que o acordo para o resgate do país é positivo e que o Parlamento deve aprová-lo nessa quarta-feira.

bottom of page