top of page
  • Valemobi

Banco Central suspende pagamentos via WhatsApp

Após uma semana de lançamento no Brasil, o serviço de pagamentos online via WhatsApp foi suspenso ontem por decisão do Banco Central, que alega que a realização de transações sem a supervisão adequada do regulador pode causar “danos irreparáveis” ao Sistema de Pagamentos Brasileiro.


O presidente do BC, Roberto Campos Neto, fará uma reunião virtual nesta quarta-feira, 24, com os executivos do Facebook e do WhatsApp, destaca o jornal Valor Econômico.


Vale ressaltar que o Brasil é o primeiro país a receber a tentativa de serviço de pagamentos do aplicativo de mensagens. Desde o dia 15, estavam sendo feitas transações pela nova plataforma, com a participação da credenciadora Cielo e dos emissores de cartões Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, além das bandeiras Visa e Mastercard.


A decisão da autarquia monetária agradou os concorrentes, uma vez que pediam ao BC a supervisão do regulador para a operação e também levantavam a bandeira de que ela poderia ser considerada anticompetitiva. Em contrapartida, causou indignação aos participantes do serviço, por conta da interferência e desincentivo à inovação, diz o Valor.


“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”, disse a autarquia.

bottom of page