top of page
  • Valemobi

Banco Mundial diz que demanda por petróleo deve cair 9,3 milhões bpd em 2020

O Banco Mundial cortou suas projeções para os preços do petróleo e de metais em meio aos impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus.



Segundo o banco, a demanda por petróleo cairá 9,3 milhões de barris por dia (bpd) neste ano. Com isso, a expectativa é de que o preço do barril ficará em US$ 35, uma queda de 43% e relação a 2019.


Contudo, o relatório divulgado na última quinta-feira (23) não aponta qual dos tipos de petróleo é usado como referência.


“A pandemia tem o potencial de causar mudanças permanentes na demanda e na oferta de commodities, e sobretudo nas cadeias produtivas que levam esses produtos de produtores a consumidores”, revelou a instituição em nota.

De acordo com a análise, os recentes esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) para reduzir a produção do óleo vão aliviar algumas das pressões.


“No entanto, no longo prazo, o novo arranjo, à medida que apoia os preços, ficará sujeito às mesmas forças – emergência de novos produtores, além de substituição e ganhos de eficiência – que levaram ao colapso de acordos anteriores”, destacou.


Em relação aos metais, os preços devem recuar 13% em 2020. No entanto, o ouro deve ter alta de cerca de 15%, visto como um refúgio seguro para os investidores.

bottom of page