top of page
  • Valemobi

Banco Pan e Guiabolso fazem parceria para antecipar 2ª fase do Open Banking

O Banco PAN (BPAN4) firmou um projeto em parceria com o aplicativo Guiabolso para antecipar a segunda fase do Open Banking, fazendo com que os usuários possam compartilhar com o Pan suas informações em outras instituições a fim de ampliar o acesso ao crédito.


O Open Banking (sistema financeiro aberto) é um sistema de compartilhamento de informações de clientes de produtos ou serviços financeiros com diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central.


A implementação do sistema está sendo realizada por etapas, de acordo com o cronograma oficial do BC.


Na fase 1, os bancos participantes precisarão disponibilizar ao público informações sobre seus canais de atendimento e transparência para os custos de seus produtos e serviços bancários.


Na segunda fase, que passará a valer em julho, serão compartilhados os dados dos correntistas (transações, cartões e produtos de crédito), de acordo com seus consentimentos, entre os bancos participantes por um determinado tempo.


Vale ressaltar que o cliente pode solicitar o cancelamento da autorização quando quiser.


Com isso, os dados bancários das contas em outras instituições financeiras passarão por uma análise. Assim, o cliente terá seu pedido de crédito analisado e reavaliado. Se aprovada a solicitação, ele poderá ter acesso a novos produtos ou melhores condições naqueles serviços que já possui com o banco.


Este compartilhamento será benéfico por permitir que os usuários recebam ofertas de produtos ou serviços que melhor se adequem a ele, a custos mais acessíveis, além de receberem soluções e sugestões personalizadas sobre finanças pessoais.

bottom of page