top of page
  • Valemobi

BC ressalta que eventual redução da Selic será residual, mostra ata

O Banco Central reiterou na manhã desta terça-feira, 23, por meio da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que o eventual corte da Selic no futuro será “residual”.


“Neste momento, o Comitê considera que a magnitude do estímulo monetário já implementado parece compatível com os impactos econômicos da pandemia da Covid-19.

Para as próximas reuniões, o Comitê vê como apropriado avaliar os impactos da pandemia e do conjunto de medidas de incentivo ao crédito e recomposição de renda, e antevê que um eventual ajuste futuro no grau de estímulo monetário será residual”, informou a autarquia.


Na semana passada, o Copom reduziu a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, passando de 3% para 2,25% ao ano, o menor nível histórico.


Por outro lado, o BC deixou claro em sua ata que seguirá atento a revisões do cenário econômico e de expectativas de inflação para o horizonte relevante de política monetária.


“O Comitê reconhece que, em vista do cenário básico e do seu balanço de riscos, novas informações sobre a evolução da pandemia, assim como uma diminuição das incertezas no âmbito fiscal, serão essenciais para definir seus próximos passos”, concluiu.

Para ler a ata do Copom na íntegra, clique aqui.

bottom of page