• Valemobi

Bolsas internacionais começam a semana com leve alta

As bolsas asiáticas fecharam com sinais diversos, em vista da forte propagação de Covid-19 na Índia. Neste domingo, 25, o país teve 350 mil novos casos. Os governos dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha se comprometeram a ajudar com insumos para acelerar a produção de vacinas.


Já as bolsas europeias permanecem estáveis nesta segunda-feira, 26. Dados sobre o índice para ambiente de negócios do Ifo Institute mostrou crescimento, embora menor do que o esperado para abril na Alemanha. Isso indica que a nova onda do coronavírus segue pesando na perspectiva de recuperação da economia europeia.


Os futuros americanos começam o dia com tendência de alta, após um fechamento de semana negativo. O impacto da proposta de tributação do presidente Joe Biden, que busca elevar os impostos sobre ganhos de capital de americanos mais ricos segue no radar.


Na última semana, essa notícia contribuiu para derrubar o índice S&P 500 cerca de 1% na quinta-feira. Com isso, a bolsa fechou a semana com queda de 0,13%, enquanto o Dow Jones caiu 0,5% e o Nasdaq, 0,3%.


O que acontece no Brasil


No Brasil, assim como na Índia, abril tem se mostrado o pior mês, e o mais devastador, em número de casos de Covid-19, com colapso no sistema de saúde.


Na parte política, o presidente da Câmara, Arthur Lira, comentou que pretende colocar o pré-texto da reforma tributária em pauta na próxima semana. Enquanto isso, a CPI da pandemia deverá ser instalada amanhã, 27, com a escolha do presidente e do vice-presidente da comissão.


Na agenda econômica daqui, está no radar a divulgação semanal do Boletim Focus, a sondagem da indústria e o IPC. Enquanto na agenda corporativa, a Vale divulgará o seu resultado após o fechamento do mercado e amanhã, terça-feira, e também tem a divulgação da Cesp, Movida, Vamos e Cielo.


Agenda econômica americana


A semana ainda segue com a divulgação dos resultados trimestrais de grandes empresas de tecnologia, como a Microsoft, Amazon, Tesla e Alphabet. Enquanto na agenda econômica, os investidores aguardam a divulgação do PIB dos Estados Unidos na quinta-feira, dia 28. Na sexta, 29, saem os indicadores de inflação.


Também está previsto para essa semana uma nova reunião de política monetária do Fed. Investidores aguardam sinais sobre do banco central americano sobre a inflação. Anteriormente, membros da instituição indicaram que veem a alta dos preços como temporária.


No aguardo de respostas, o rendimento dos títulos do Tesouro com vencimento em dez anos já apresenta leves altas nesta segunda-feira, a 1,579%.