• Valemobi

Carrefour Brasil alcança R$ 18,1 bi em vendas no 1º trimestre

O Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou nesta segunda-feira, 19, a soma de R$ 18,1 bilhões de vendas brutas no primeiro trimestre do ano. De acordo com a empresa, o desempenho do varejo de alimentos foi novamente sustentado pela rede de atacarejo Atacadão.


As vendas de janeiro a março somaram R$ 17,5 bilhões, sem considerar os combustíveis, o que representa um aumento de 15,1% na comparação com igual período de 2020.


Já a receita bruta teve um aumento de 17,5% nos primeiros três meses do ano, com uma soma de R$ 12,7 bilhões, impulsionada pelo crescimento de 12,9% das vendas na mesma base de lojas. (O conceito de “mesma base de lojas” considera o desempenho de unidades em funcionamento há pelo menos 12 meses).


Com isso, foi o terceiro trimestre consecutivo em que a empresa teve expansão na casa dos dois dígitos neste indicador de receita bruta, conforme relatório do Carrefour Brasil.


O desempenho do Atacadão é o destaque dos últimos tempos e, por isso, o plano de expansão da empresa está focado na marca e neste formato de vendas.

“Em um período de dois anos, o crescimento das vendas do Atacadão atingiu 33,5%, demonstrando a relevância deste formato”, diz trecho do comunicado.

Foram 9 inaugurações de lojas do Atacadão no trimestre, que incluem cinco conversões de lojas Makro em Atacadão. A rede de lojas total do Grupo Carrefour chegou em 732 unidades ao final de março/21.


O objetivo para este ano é abrir 45 novas lojas do tipo atacarejo, que incluem as conversões do Makro, e devem resultar em um crescimento de cerca de 10% a 12% nos próximos trimestres.


Unidades Express


O segmento de varejo de lojas menores, fechou o primeiro trimestre com receita bruta de R$ 5,4 bilhões, alta de 9,3% em base anual e 8,6% na mesma base de lojas.


O relatório indica que tanto a parte de produtos alimentares, quanto a de não-alimentares, apresentaram desempenho positivo, com expansão de 7,1% e 11,1%, respectivamente.


Compra do BIG


No último dia 24 de março, o Carrefour Brasil anunciou a compra do Grupo Big Brasil, por R$ 7,5 bilhões.


A aquisição estratégica tem como objetivo expandir a presença da empresa em regiões onde a penetração atual é mais limitada, como no nordeste e no sul do país.


A compra também permitirá à filial da varejista francesa explorar outros formatos de unidades, como supermercados, com a incorporação de 99 lojas das bandeiras Bompreço e Nacional, e 97 unidades de mercados que praticam preços com descontos, como as lojas da marca Todo Dia.


A estimativa é que a base de clientes, estimada em 45 milhões de pessoas, cresça com a adição de mais de 15 milhões de consumidores do Grupo Big.

Para saber mais detalhes sobre a companhia, acesse o TradeMap Web e veja a Lâmina de Empresa do CRFB3.