O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou seu resultado do primeiro trimestre de 2021, registrando um lucro líquido ajustado de R$ 420 milhões, 4,7% superior ao mesmo período do ano passado.
O lucro bruto atingiu R$ 3,2 bilhões no trimestre, subindo 4% se comparado ao mesmo período de 2020.
A margem bruta consolidada ficou em 19,8%, estável em base sequencial, e 1,9 ponto percentual (p.p.) abaixo na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Esta margem foi impactada principalmente pela estratégia da companhia de em aumentar a competitividade do Atacadão, bem como pela menor contribuição do Banco Carrefour.
Outro fator que pressionou o indicador no período em análise foi o programa de fidelidade do Varejo Carrefour, que gera descontos crescentes associados a maiores compras de clientes.
Sua receita líquida chegou a R$ 16,4 bilhões, um crescimento de 13,8% na mesma base de comparação com o ano anterior.
Enquanto isso, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) do período foi de R$ 1,1 bilhão, representando uma queda de 1,3% em relação ao mesmo período de 2020.
Este resultado é reflexo do Ebitda do Atacadão, que subiu bastante e quase neutralizou o efeito negativo do Banco Carrefour, que esteve em queda no trimestre em análise.
Previsões para 2021
Para o restante do ano, a companhia espera acelerar a abertura de lojas, com intenção de 45 novos estabelecimentos (incluindo as conversões do Makro).
Segundo a companhia, estas inaugurações devem resultar em uma contribuição para o crescimento de cerca de 10-12% nos próximos trimestres.
Além disso, o canal digital do Atacadão está crescendo consistentemente. A parceria com serviços de entrega rápida está disponível em 60 lojas de 13 estados, reforçando a sua presença nacional.
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