top of page
  • Valemobi

Cenário na Grécia piora; Inflação pelo BC é elevada; veja destaques do dia


O futuro do Ibovespa abriu em queda, com notícias pessimistas do mercado no exterior e doméstico. Autoridades gregas comunicaram que os credores rejeitaram a proposta da Grécia. No mercado doméstico ainda seguem no radar o vazamento de informações sobre o corte de investimentos da Petrobras e as projeções do Banco Central para a inflação.

No exterior, a notícia é de que as propostas apresentadas no início da semana pelo primeiro-ministro haviam sido rejeitadas, informações são de fontes do governo que afirmam que Aléxis Tsipras contou a colegas que suas propostas não foram aceitas. Ministros da economia de países da zona do euro se reunirão para discutir a questão.

Na Petrobras, ainda está no radar o vazamento de informações sobre o corte nos investimentos que desanimou o mercado no fim do pregão de ontem, que esperava um corte maior. Em comunicado, a estatal nem confirmou nem negou as declarações, mas esclareceu que o Plano de Negócios e Gestão 2015-2019 ainda está em elaboração e que os fatos julgados relevantes serão oportunamente comunicados ao mercado.

Hoje também foi divulgado o Relatório Trimestral de Inflação, que aponta um aumento na projeção do Banco Central para a inflação de 7,9 para 9,1% no fim de 2015, mais do que o esperado pelo mercado, segundo relatório Focus divulgado recentemente. O relatório ainda lembra que os avanços na tentativa de controlar a inflação ainda foram insuficientes, apesar do cenário de convergência para 2016 ter se fortalecido.

bottom of page