A Confiança do consumidor vem tendo uma sessão de recordes negativos este ano, segundo nova pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O indicador caiu 2,3% de junho para julho, chegando nos 82 pontos. Se comparado a julho de 2014, a redução é bem maior, de 23,1%.
A coordenadora da pesquisa, Viviane Bittercourt, diz que a queda em 2015 tem sido influenciada pela insatisfação e pessimismo das famílias em relação à economia e a piora na situação financeira. “Diante desse cenário, o consumidor retrai seu ímpeto para compras diminuindo ainda mais as possibilidades de melhora no cenário atual”, completa.
Ainda segundo a coordenadora da pesquisa, o quesito que mais contribuiu, com o dado negativo do indicador, foi a queda na intenção de compras de bens duráveis nos próximos seis meses, a maior deste mês.
A faixa de renda que mais sentiu essa retração foi a de baixa renda, cuja família ganha até R$ 2,1 mil por mês, com queda de 5,4%. Aqueles que ganham de R$ 2,1 mil à 4,8 mil a redução foi de 1,4%. Nas famílias cuja renda varia de 4,8 mil e R$ 9,6 mil, a confiança ficou estável. Já para quem ganha mais que isso, a confiança caiu 4%.
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