top of page
  • Valemobi

Conheça os BDRs: ações de empresas estrangeiras negociadas no Brasil


Os BDRs (Brazilian Deposit Receipts – Recibos de Depósitos de Ações), permitem que investidores apliquem seus recursos em empresas estrangeiras através da Bolsa brasileira, sem a necessidade de abrir conta no exterior. Conheça os tipos de BDRs, quem pode aplicar, quais suas vantagens e como aplicar.

Tipos de BDRs

Existem 2 tipos de BDRs, são eles: os não patrocinados, quando uma instituição depositória (banco), sem o envolvimento da companhia estrangeira, lança a negociação destes certificados no Brasil; e os patrocinados (níveis I, II e III), quando as próprias empresas disponibilizam seus valores mobiliários para serem negociados no Brasil. O último tipo de investimento, os patrocinados, são mais acessíveis e podem ser negociados sem restrições na bolsa brasileira, sobretudo por pessoas físicas. Já o primeiro – BDR Nível I Não Patrocinado – é restrito a investidores pessoa física que possuam no mínimo R$ 1 milhão de recursos disponíveis, e a instituições. Discorreremos sobre os dois tipos de BDRs.

BDR Nível I Não Patrocinado

Quem pode investir: nesse tipo de BDR há restrição quanto ao tipo de investidor, podendo ser apenas investidores que possuam no mínimo R$ 1 milhão disponíveis para aplicação e instituições. Com isso, podemos considerar que o tipo de investidor que essa aplicação pede é o investidor profissional ou qualificado. Também possuem permissões de operar esse tipo de BDR, os fundos de investimentos, investidores institucionais e instituições financeiras. Investimento nesse tipo de BDR é considerado investimento no exterior. O pequeno investidor que quiser aplicar nesse tipo de BDR, deverá, portanto, procurar um fundo de investimento.

Informações sobre as empresas estrangeiras: como nesse tipo de investimento as companhias não são abertas na CVM e nem listadas na BM&FBOVESPA, elas não estão sujeitas às mesmas regras de divulgação de informações que as companhias brasileiras, ou seja, elas não possuem a obrigação de divulgar fatos relevantes e informações importantes aos investidores. Sendo responsável por essa função a emissora dos certificados, ou seja, a instituição depositária (banco).

Empresas negociadas: atualmente algumas das empresas estrangeiras que possuem certificados negociados no Brasil através dos BDRs Nível I Não Patrocinado são: American Express, Apple, Coca-Cola, Dell, Facebook, Google, Intel, Johnson & Johnson, Linkedin, Mc Donalds, Microsoft, Nike, Walmart, Yahoo, dentre outras.

BDR Patrocinados Nível II e III

Quem pode investir: nesse tipo de BDR não há restrição quanto ao tipo de investidor, podendo qualquer um aplicar. Por sua vez, investimentos em BDRs II e III são considerados investimentos no Brasil.

Informações sobre as empresas estrangeiras: assim como as empresas brasileiras, as companhias estrangerias que negociam ações neste tipo de investimento estão sujeitas as mesmas regras de divulgação de informações a seus investidores, comprometendo-se em todos os fatos e informações interessantes aos investidores, simultaneamente à bolsa de origem e a BM&FBOVESPA, fazer sua divulgação.

Empresas negociadas: atualmente algumas das empresas estrangeiras que possuem certificados negociados no Brasil através dos BDRs Nível II e II Patrocinados são: Banco Santander, LATAM Airlines Groups, BTG Pactual, GP Investimentos, Cosan, Banco Patagônia, Dufry, dentre outras.

Vantagens de aplicar em BDRs

A grande vantagem de operar BDRs, é a simplicidade e agilidade: não existe a necessidade de fazer operações de câmbio, transferir recursos para o exterior ou nem mesmo possuir contas de custódia no exterior.

Outra vantagem que não deixa de ser tão importante quanto a primeira, é a diversificação nos investimentos, nas BDRs é possível diversificar o portfólio, além das várias ações brasileiras, poderá compor sua carteira com ações de companhias estrangeiras negociadas no mercado local.

A BM&FBOVESPA ressalta em seu site que aplicar em BDRs é tão fácil e simples quanto operar em empresas brasileiras, como se faz hoje no Ibovespa.

sComo investir

Assim como as ações do Ibovespa, as BDRs são negociadas pela BM&FBOVESPA. Por isso, para investir é necessário procurar um agente intermediário, uma corretora de valores. Como em qualquer outro tipo de investimento, para investir em BDRs, é necessário que o investidor acompanhe o mercado com o objetivo de fazer bons negócios.

bottom of page