top of page
  • Valemobi

Copom inicia terceira reunião de 2020 para definir taxa Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia nesta terça-feira, 5, a terceira reunião deste ano para definir a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, atualmente em 3,75% ao ano. Amanhã, após fechamento do mercado, a instituição divulgará a taxa.



De acordo com projeções de instituições financeiras consultadas pelo Bacen, a mediana é de que haja um corte de 0,50 ponto percentual, para 3,25% ao ano – o menor nível histórico da Selic.


Vale lembrar que o Copom pode decidir manter a atual taxa, assim como também reduzi-la ou, até mesmo, aumentá-la.


Segundo a Agência Brasil, essa reunião, que acontece a cada 45 dias, tem duas etapas:


  • No primeiro dia são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial.

  • Já no segundo dia, os membros do Copom analisam as possibilidades e definem a Selic.


O que é a Selic?


Sempre que vemos algum noticiário ou matéria voltada ao mercado financeiro, encontramos essa tal de “Selic”. Para quem é desse ramo, com certeza já sabe de cor a sua importância à economia brasileira, não é mesmo? Por outro lado, para quem está entrando neste segmento agora talvez haja algum resquício de dúvida referente a este termo.


Ela nada mais é do que a taxa básica de juros no Brasil. Sua sigla significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia.


Dessa forma, a Selic influencia todas as demais taxas de juros no Brasil, como as que são cobradas em empréstimos, financiamentos e, até mesmo, em retorno em aplicações financeiras, como títulos do Tesouro Direto.


A taxa Selic foi criada em 1979, na época em que a economia brasileira enfrentava um cenário (hiper) inflacionário. Por isso, seu objetivo sempre foi conter a inflação, uma vez que sua mudança, determinada pelo Banco Central, está diretamente relacionada ao controle do aumento de preço dos produtos.

bottom of page