• Valemobi

Demanda global por petróleo ainda não atingiu pico, aponta AIE

O diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, alertou que o consumo global por petróleo não atingiu o pico, jogando um balde de água fria na esperança de que a pandemia do novo coronavírus reduza a demanda e as emissões geradas pela mudança climática.


“Na ausência de políticas governamentais fortes, uma recuperação econômica sustentada e baixos preços do petróleo devem levar a demanda global de petróleo de volta para onde estava e além”, disse o executivo à Bloomberg.

Em 2019, a demanda mundial pela commodity somou quase 100 milhões de barris por dia. Segundo a agência, alguns especialistas do setor de energia acreditam que o volume pode marcar o pico do consumo global.


A hipótese levantada por eles é que o surto de covid-19 vai desencadear mudanças no comportamento humano, como o trabalho remoto generalizado e menos viagens ao exterior, o que deve reduzir, assim, o consumo permanentemente.


Outro ponto ressaltado pela Bloomberg é que, se o pico for esse, isso teria grandes implicações para a mudança climática, uma vez que a queima de menos petróleo diminuiria emissões de gases poluentes.


Contudo, Birol disse à agência que alertou governos que o novo coronavírus só reduzirá brevemente a demanda por petróleo. Segundo ele, o consumo deve cair em 2020 para 91 milhões de barris por dia e se recuperar no ano que vem.


“Mudanças comportamentais em resposta à pandemia são visíveis, mas nem todas são negativas para o uso de petróleo. As pessoas estão trabalhando mais em casa, mas, quando de fato viajam, é mais provável que estejam em carros do que em transporte público”, disse Birol à Bloomberg News de Paris.

#AgênciaInternacionaldeEnergia #AIE #Bloomberg #FatihBirol #Petróleo

Posts recentes

Ver tudo

Pedidos de seguro-desemprego nos EUA somam 860 mil

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos somaram 860 mil na semana passada, o que representa uma queda de 33 mil solicitações em relação à semana imediatamente anterior. As informa

Deixe sua pergunta

ao lado!

Av General Furtado Nascimento, 740, cj 60
Alto de Pinheiros
São Paulo  - SP - CEP 05465-070

 

contato@valemobi.com.br

Tel: +55 (11) 3024-8080

logo-branco.png

©2010-2020 - Valemobi Consultoria Empresarial S/A.

Todos os Direitos reservados.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Gestão financeira inteligente - Soluções para o Mercado Financeiro - Software para gestão de investimentos