top of page
  • Valemobi

Demanda por petróleo se recupera, aponta AIE

Após um ano do início da pandemia de Covid-19, o mercado global de petróleo mostra uma trajetória de recuperação, apesar de obstáculos enfrentados no combate da vacinação contra a doença.


Segundo o relatório publicado nesta quarta-feira, 14, pela Agência Internacional de Energia (AIE), houve uma elevação na projeção de alta do consumo mundial de petróleo este ano em 230 mil barris por dia (bpd), a 5,7 milhões de bpd.


A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) também ampliou sua expectativa na demanda da commodity em 100 mil bpd, para 6 milhões de barris por dia.


Além disso, a AIE revisou para baixo sua estimativa de acréscimo na oferta de países fora da Opep+ (formada pela Opep e seus aliados) em 2021 em 90 mil barris por dia, a 610 mil bpd.


Em seu relatório, a entidade também calcula que os estoques de petróleo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tiveram queda de 55,8 milhões de barris em fevereiro, para 2,98 bilhões de barris. Com isso, foi a sétima redução seguida nos estoques da OCDE.

bottom of page