top of page
  • Valemobi

EUA e China devem conversar sobre acordo comercial em breve, diz agência

Representantes dos Estados Unidos e da China terão uma reunião na próxima semana para discutir a implementação do acordo comercial firmado em janeiro entre as duas maiores economias do mundo. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (7) pela Bloomberg.


Segundo a publicação, o encontro ocorrerá depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, ter colocado em dúvida e trégua com autoridades chinesas. O americano chegou a ameaçar um possível encerramento do acordo.


O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, participará da reunião por meio de videoconferência. Já pelo lado dos EUA, a conversa será liderada pelo representante comercial Robert Lighthizer.


Será a primeira vez que os dois representantes conversarão desde a assinatura do acordo em janeiro deste ano, pouco antes de a pandemia de Covid-19 atingir fortemente ambos países.


O acordo prevê que Liu e Lighthizer se reúnam a cada seis meses. Dessa forma, a teleconferência agendada para semana que vem acontecerá um pouco antes da data prevista.


Na última quarta-feira, 6, Trump afirmou que poderá dizer dentro de uma ou duas semanas se a China vem cumprindo ou não com as obrigações assumidas na “fase um” do acordo comercial.

bottom of page