top of page
  • Valemobi

Expansão empresarial da zona do euro acelera e tem máxima em 4 anos


Mesmo com a incerteza em torno da dívida grega, a economia do setor privado da zona do euro teve crescimento significativo esse mês, atingindo máxima de mais de quatro anos, segundo dados divulgados nessa terça-feira.

A pesquisa divulgada hoje, monstra que o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês, Purchasing Managers Index), atingiu 54,1 pontos em junho, maior valor dos últimos 49 meses, contra 53,6 em maio. O indicador baseia-se em milhares de empresas e é considerado um bom indicador de crescimento do setor.

Um PMI abaixo de 50 indica retração da atividade, enquanto superior indica uma expansão.

O economista-chefe da Markit, Chris Williamson, destacou em comunicado que apesar das nuvens da crise da dívida grega que ameaça a região, o valor do PMI aponta para um crescimento no PIB de 0,4% no segundo trimestre, e que a recuperação parece ter atingido todos os países da zona.

O bom indicador foi complementado com pesquisas da Alemanha e França, que são as duas maiores economias do conjunto, mostrando que tanto industrias quanto o setor de serviços tiveram crescimento muito mais rápido do que era esperado.

O setor que mostrou maior crescimento foi o de serviços do bloco, demonstrando com a maior contribuição para o resultado, com PMI relativo de 54,4, atingindo a máxima em quatro anos. Já o industrial, avançou à 52,5, maior número em um ano.

bottom of page