top of page
  • Valemobi

Exportação de carne bovina para China retoma em Junho; mercado internacional


Após acordo entre Brasil e China, frigoríficos podem retomar exportação para o país asiático, os embarques devem retomar em Junho, pelos abatedouros JBS, Marfrig e Minerva, segundo Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

A JBS (JBSS3) é a empresa que possui mais unidades habitadas, com cinco unidades, em seguida a Marfrig (MRFG3) com duas, e Minerva (BEEF3) com uma, essas são as mesmas unidades que já exportavam em 2012, quando a China embargou as exportações.

Segundo Fernando Sampaio, diretor-executivo da Abiec, os embarques devem acontecer em breve, logo após o Ministério da Agricultura do Brasil emitir o texto de certificado sanitário que acompanha a carga.

Segundo cálculos da Reuters, caso a retomada das exportações siga o ritmo de 2012, o Brasil deverá faturar cerca de U$ 35 milhões com vendas para a China, apenas no segundo semestre. Para Sampaio, apesar do volume ser pequeno comparado a outros mercados, ele lembra que quando existiu o embargo em 2012, as exportações estavam em franco crescimento.

No mercado internacional, as bolsas operam entre perdas e ganhos com expectativas de estímulo na China e dados fracos na Europa.

Na Ásia, os ganhos da bolsa de valores ficaram limitados devido os fracos números sobre a atividade industrial da China, a Xangai pelo contrário, opera em alta, depois que o PMI preliminar do HSBC divulgou os números.

Apesar de ontem o índice japonês Nikkei ter batido a máxima em 15 anos, encerrou o dia em queda, após divulgação dos resultado de empresas japonesas.

Na Europa, o dia segue em leves quedas nas principais bolsas do continente, ainda com o reflexo dos dados fracos da zona do euro.


bottom of page