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Ferrovia Oeste-Leste é arrematada em leilão da Infra Week por valor mínimo de R$ 32,7 milhões

O leilão desta quinta-feira (8) foi da Ferrovia de Integração Oeste/Leste (Fiol 1), no trecho entre Ilhéus e Caetité, na Bahia. Com o lance mínimo de R$ 32,7 milhões, o arremate foi da companhia Bahia Mineração, a única interessada na concessão.


Mais um dos ativos da InfraWeek, semana de privatizações de infraestrutura promovida pelo governo federal, a concessão da Fiol 1 será por 35 anos, e deve garantir R$ 3,3 bilhões em investimentos e 55 mil empregos diretos e indiretos.


Cerca de metade do valor investido irá para a conclusão das obras que estão 80% prontas. Com isso, a Bahia Mineração é a mais nova responsável pela finalização da ferrovia e operação do trecho entras as duas cidades baianas – que tem uma extensão de 537 km.


Segundo o governo federal, por ali serão transportadas 18 milhões de toneladas de carga (como minério de ferro, cimento, combustíveis e soja) a partir de 2025, ano em que a operação deve iniciar. E a expectativa é de chegar a 50 milhões de toneladas em 2035.


O trecho começará as operações com 16 locomotivas e mais de 1,4 mil vagões, segundo o ministério. 1,1 mil deles será para escoamento de minério de ferro. Em dez anos, o governo espera que a operação conte com 34 locomotivas e 2,6 mil vagões.


Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a concessão vai mudar a logística no estado e ampliar a participação das ferrovias no transporte do país, que hoje é predominantemente rodoviário.


Também está nos planos do Ministério da Infraestrutura a implementação de mais dois trechos à Fiol. Um entre Caetité e Barreiras, na Bahia, e outro entre Barreiras e Figueirópolis, em Tocantins. A meta é interligar o porto de Ilhéus à ferrovia Norte-Sul, futuramente.


E a Infra Week segue ...


Ontem (7) foram leiloados 22 aeroportos, em capitais e cidades das regiões Norte, Centro e Sul. E nesta sexta-feira (9), será a vez dos portos, com o leilão de cinco terminais.

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