top of page
  • Valemobi

FMI revisa projeção do PIB brasileiro de -5,3% para -9,1% em 2020

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ampliou a projeção do tombo da economia brasileira em 2020, passando de -5,3% para -9,1%. O Boletim Focus divulgado na última segunda-feira, contudo, prevê uma retração de 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB).


Apesar de ter reduzido a previsão de crescimento para a economia do Brasil, o FMI não detalhou os motivos que levaram à piora nas expectativas. De uma forma geral, o fundo apenas citou as dificuldades em que alguns países na América Latina ainda encontram para controlar o avanço do novo coronavírus.


“Na América Latina, onde a maioria dos países ainda luta para conter as infecções, as duas maiores economias, Brasil e México, devem contrair 9,1% e 10,5%, respectivamente, em 2020”, informou de forma sucinta.


Por outro lado, o FMI expandiu suas expectativas de crescimento do PIB brasileiro em 2021, de 2,9% para 3,6%.


“Para as economias que ainda lutam para controlar as taxas de infecção, a necessidade de continuar com os bloqueios e o distanciamento social terá um custo adicional para as atividades”, afirma o Fundo em seu relatório.


Economia global


Enquanto isso, o FMI também revisou sua previsão para o PIB global, passando de um recuo de 3% para uma queda de 4,9% neste ano.


De acordo com o Fundo, a pandemia de covid-19 teve um impacto negativo pior no primeiro trimestre do que o antecipado anteriormente, nas projeções anunciadas em abril. Para o FMI, a recuperação deve ser ainda mais lenta e gradual do que o esperado.


Para 2021, a instituição prevê uma expansão mundial de 5,4%. Em abril, a perspectiva era de crescimento de 5,8%.

bottom of page