top of page
  • Valemobi

Grécia faz novo pedido de empréstimo à Europa; Bolsas reagem otimistas


Depois do encontro que reuniu líderes europeus nessa terça-feira, a Grécia teve um ultimato direcionado pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, para que o primeiro-ministro grego, Aléxis Tsipras apresente uma nova proposta até a quinta-feira dessa semana, 9. Hoje, em comunicado, Tsipras disse que apresentará nova proposta em “dois ou três” dias, mas já adiantou pedido de empréstimo ao Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês).

Ainda nesta quarta-feira, o grupo de ministros da zona do euro fará uma teleconferência para analisar o pedido que é direcionado diretamente ao presidente do grupo, Jeroen Dijsselbloem. A informação foi confirmada pelo porta-voz da autoridade europeia na conta do Twitter, “O ESM recebeu o pedido grego, que será negociado com o EWG [Euro Working Group] hoje”.

Em seu comunicado, Tsipras disse que o país precisa de um acordo “que permita ver a luz no fim do túnel”. Ainda defendeu que a atual crise do país, onde se vê “sem saída” não se deve ao curto período que está no cargo, mas sim “aos cinco anos de resgate que condenaram a economia grega”. Ele ainda garantiu que apresentará propostas de reformas para um acordo de resgate que mantenha a Grécia na zona do euro.

As principais bolsas da Europa acompanham o desenrolar dessa história com otimismo, o índice da zona do euro, que representa as ações com maior peso da Europa, o Euro Stoxx 50, segue positivo com 1,44%. Na Alemanha, o índice DAX também avança com 0,99%. Na França, o índice CAC 40 sobe 1,29%.

Já na Ásia, o mercado acionário fechou em crise, com os principais índices em vermelho. O índice Shangai, na China, caiu -5,91%. Em Cingapura, o índice STI caiu -1,78%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu -5,84%. Por fim, no Japão, o índice Nikkei recuou -3,14%.

bottom of page