top of page
  • Valemobi

IBC-Br sobe 0,59% em novembro frente a outubro

Em novembro de 2020, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado pelo mercado com uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve uma expansão de 0,59% em comparação com a leitura de outubro.


Com isso, o resultado veio um pouco melhor do que o esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, que projetavam um crescimento de 0,5% no comparativo mensal, após alta de 0,86% em outubro.


Em relação a novembro de 2019, houve uma queda de 0,82% na atividade. Já no acumulado do ano passado, a baixa é de 4,63% e, em doze meses, o recuo é de 4,15%.


O comportamento do IBC-Br de novembro foi influenciado por altas de 1,2% na produção industrial e 2,6% na prestação de serviços. Além disso, a queda de 0,1% das vendas no comércio varejista restrito também impactou o desempenho do indicador.


O que é o IBC-Br?


O IBC-Br, divulgado mensalmente, é um indicador do Banco Central considerado pelo mercado como uma prévia do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os serviços e bens produzidos no país.


Ele serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. No entanto, o resultado não reflete necessariamente o desempenho anual do PIB.

bottom of page