top of page
  • Valemobi

Ibovespa cai -1,08% com corte na meta fiscal


O Ibovespa fechou com queda de -1,08%, atingindo 50.916 pontos, depois que a presidente Dilma se convenceu da necessidade de redução na meta do superávit fiscal. Os investidores agora aguardam o anúncio oficial da redução e de novos cortes nas despesas, redução do superavit deverá ser de 1,1% para 0,15% do PIB brasileiro, segundo informações do jornal Estadão.

Também continua no radar as explicações do governo para as “pedaladas fiscais”, sendo hoje o último dia que a presidente Dilma Rousseff tem para explicar e não ter suas contas de 2014 reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Do lado positivo do mercado, a notícia foi o veto da presidente Dilma ao projeto que reajusta o salário dos servidores do Poder Judiciário, que foi aprovado no Senado no fim do mês passado. A justificativa da presidente foi que o projeto é “inconstitucional” e vai “contra o interesse público”.

grafico ibovespa valebroker

Quem liderou a lista de maiores quedas foi a Gerdau Metalúrgica (GOAU4) com redução de -7,40%, seguida da Rumo Logística (RUMO) com -7,14%, Hering (HGTX3) com -5,38%, Banco do Brasil (BBAS3) com -4,82% e Gerdau (GGBR4) com -4,38%.

O volume total negociado no Ibovespa foi de R$ 4,47 bilhões. As empresas que mais negociaram em relação ao seu próprio volume, conforme nosso indicador, “Δ Volume IBOV", foram a Energias BR (ENBR3) com 263%, Rumo com 262%, Natura (NATU3) com 201%, Telefônica (VIVT4) com 183% e Cetip (CTIP3) com 172%.

Mercado Internacional

No exterior, os resultados divulgados pela Apple decepcionaram os investidores, e a empresa caiu forte na Nasdaq, registrando perdas de -4,5%, com essa queda, a companhia perdeu quase US$ 35 bilhões em valor de mercado. Além da Apple, a Microsoft, Yahoo! e GoPro também divulgaram seus balanços ontem. A Microsoft teve queda de -3% na bolsa americana, a GoPro, apesar do balanço positivo, teve leve queda de 1%. Yahoo! apresentou prejuízo de 21,6 bilhões de dólares, caindo -1,25% na Nasdaq.

bottom of page