top of page
  • Valemobi

Ibovespa cai -0,90% com prisões na Operação Lava Jato e prévia de inflação


O Ibovespa fechou com queda de -0,90% e 53.749 pontos, com o mau humor do mercado e consequente queda de blue chips no pregão. A notícia sobre a prisão dos presidentes das Construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez na 14ª fase da Operação Lava Jato fez o mercado ficar ainda mais apreensivo.

Apesar da notícia ter protagonizado o pessimismo do dia, não foi a única; a inflação de junho avançou 0,99% em junho, acumulando alta de 8,8% em 12 meses, a maior do mês, desde 1996, e o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) recuou -0,84% em abril.

A 14ª fase da Operação Lava Jato recebeu o nome de “Erga Omnes”, que significa que a justiça “valerá para todos”. São um total de 59 mandatos, incluindo os já cumpridos dos presidentes das duas companhias, Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo. Segundo informações da Band News, a Polícia Federal estima em R$ 700 milhões o valor supostamente pago em propinas pelas construtoras. A PF afirmou ainda que as companhias possuíam um esquema sofisticado de corrupção ligado à Petrobras, envolvendo pagamento de propinas à diretores da estatal em contas no exterior.

A prévia da inflação de junho (IPCA-15) tem maior taxa para meses de junho desde 1996, ficou em 0,99%, segundo dados divulgados pelo IBGE nessa sexta-feira. O acumulado em 12 meses, tem taxa de 8,8% e é maior também desde 2003. Já o IBC-Br, que é considerado uma prévia do PIB, atingiu o nível mais baixo desde 2002, recuando -0,84% em abril e -3,13% na comparação anual.

O índice Ibovespa teve alta de 0,75% na semana, terceira consecutiva de altas tímidas.

bottom of page