top of page
  • Valemobi

Ibovespa cai -0,64 puxada por tensão na Grécia


A sexta-feira terminou em queda de -0,64% da bolsa brasileira ficando com 53.348 pontos, baixa foi impulsionada por notícias tensas sobre as negociações na Grécia. Depois que o presidente do Eurogrupo se pronunciou, dizendo esperar por “propostas sérias” do país, o FMI decidiu deixar Bruxelas por conta das diferenças com o país.

Na Grécia, a impressão é de que as coisas estão piorando, o FMI decidiu deixar as negociações em Bruxelas e voltar para casa. Os investidores aproveitam a sexta-feira para zerar posições e diminuir os riscos dessa indefinição. A queda foi amenizada depois que a Alemanha se pronunciou na tentativa de amenizar a tensão entre a Grécia e seus credores, argumentando que quer manter o país na zona do euro, e que um resgate de Atenas sem o FMI é “impensável”.

O volume negociado no Ibovespa foi de 4,16 Bi. As empresas que mais negociaram em relação ao seu próprio volume, conforme nosso indicador “Δ Volume IBOV”, foram a Estácio (ESTC3) com 210%, que tem sua 6ª alta consecutiva, subindo 13,12% na semana, valorização ocorreu depois do anúncio do Ministro da Educação, em seguida Tim (TIMP3) com 204% (figurou o 3º lugar do ranking de maiores quedas, com -2,64%), Pão de Açúcar (PCAR4) com 199% (também caiu com -2,67%), Santander (SANB11) com 186% (foi o único no setor bancário a fechar positivo e ranquear nas primeiras posições, com 2,42%) e BR Propert (BRPR3) com 188%.

Embraer liderou as maiores altas com a possibilidade de vender aviões para a TAP, que foi vendida para a Companhia Aérea Azul, subindo 2,90%.

Apesar da queda de hoje, a bolsa brasileira teve variação positiva na semana, de 0,71%.

bottom of page