A Lojas Americanas e a BR Distribuidora informaram nesta quinta-feira, 25, que assinaram documentos vinculantes para a formação de uma parceria com foco na exploração do negócio de conveniência dentro e fora de postos de combustíveis.
De acordo com as empresas, a parceria será efetivada por meio da criação de uma nova companhia, com capital social dividido igualmente. Além disso, a empresa contará com gestão independente e governança corporativa própria.
Para a parceria, foi considerado um valor de até R$ 995 milhões para a nova companhia. A transação inclui um desembolso pela Americanas de até R$ 305 milhões, na forma de um aporte na nova empresa de aproximadamente R$ 252 milhões e um pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR Distribuidora, com base em metas de performance.
Segundo o documento, o acordo envolve lojas no formato Local, da Lojas Americanas, e BR Mania, da BR Distribuidora.
Atualmente a Americanas conta com 55 lojas de vizinhança no formato Local, com operação própria, e a BR Distribuidora conta com aproximadamente 1.200 lojas no formato BR Mania, operadas por franqueados.
A marca BR Mania será mantida nas lojas dos postos, enquanto as lojas fora de postos utilizarão a marca Local. “O modelo de operação prevê tanto lojas franqueadas como operação própria dos pontos de venda”, informa o comunicado entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Contudo, a formalização e o fechamento da operação ainda dependem do cumprimento de algumas condições, incluindo a autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Opmerkingen