top of page
  • Valemobi

Mercado internacional cai com novo fracasso na Grécia


A dívida da Grécia ainda é uma grande preocupação de toda economia mundial, as bolsas internacionais reagem à tensão instaurada desde o primeiro dia de negociações do país com seus credores. Hoje a reação se intensificou após novo fracasso nas negociações do fim de semana.

O humor do mercado piorou nesta segunda-feira, depois que as possibilidades de um default da Grécia com seus credores, aumentaram. Na Ásia, a queda está atingindo os principais índices, em Xangai chegou ao patamar de -2%.

A bolsa de Atenas, onde as negociações foram um fracasso nesse final de semana, opera em forte queda nessa segunda-feira, com mais de 7%. O índice perdia 7,14%, às 8H10 GMT (5H10 de Brasília), os bancos são os papéis que mais contribuem com a queda, Eurobank com -13,74% e Bando de Pireu com -18,49%.

Bolsas europeias, índices futuros americano e brasileiro, também seguem em queda em meio às frustações no novo fracasso das negociações gregas no fim de semana.

Mesmo com essa tensão espalhada pelo mundo, o primeiro-ministro de Atenas, Alexis Tsipras, afirmou estar disposto a “esperar pacientemente” que os credores se tornem “realistas” sobre suas exigências em troca de ajuda.

Entenda a tensão na Grécia

As negociações para pagamento da dívida da Grécia, não foram positivas, a primeira parcela do acordo firmado com o FMI, para pagamento no primeiro dia do mês, não foi cumprida, e postergada para o final do mês. Em outros acordos, a Grécia julga como “abusiva” e “irreal” propostas de seus credores, e não aceita suas exigências contratuais. O presidente do Eurobank se mostrou “impaciente” em declaração feita no final de semana, logo em seguida o FMI anunciou que deixaria as negociações em Bruxelas.

bottom of page