top of page
  • Valemobi

Ministros europeus chegam a acordo para resgate da Grécia


Em reunião que durou mais de 17 horas, os líderes europeus alcançaram por unanimidade um acordo com o primeiro-ministro Alexis Tsipras, para manter a Grécia na Zona do Euro. O próximo passo agora, é a votação do acordo no Parlamento grego.

O acordo teria sido fechado em 86 bilhões de euros, inclui as austeridades em troca do resgate e crescimento econômico do país, segundo noticiário do G1. Alexis Tsipras teria conseguido vencer em duas questões: o prazo de pagamento será suavizado e as medidas de austeridades serão compensadas por um plano de crescimento que será promovido pela Comissão Europeia.

Como parte do acordo, o Estado grego dará como garantia a criação de um fundo de títulos de estado feito com privatização, servindo como forma de abatimento da dívida e recapitalização dos bancos. Depois de muita discussão, Tsipras teria conseguido que este fundo seja mantido na Grécia ao invés de Bruxelas, evitando que os bens gregos permaneçam fora do país.

O parlamento grego tem apenas dois dias para aprovar o acordo de três anos fechado com os credores do país, enquanto isso, os bancos gregos continuação fechados, segundo Ministério de Finanças do país.

O mercado financeiro recebeu com otimismo a notícia, principais bolsas mundiais seguem em alta. O índice Euro Stoxx 50 que possui as ações de maior peso na Europa, segue avançando em 1,61%. No Chile, Shangai sobe 2,41%. Na França, o índice CAC 40 também sobe 1,79%. No Brasil, o Ibovespa segue positivo em 0,40%.

bottom of page