top of page

Na beira do calote, bancos gregos fecham por 6 dias; Bolsas mundiais caem


O clima no mundo todo é de apreensão e insegurança, a negociação entre Grécia e seus credores está ficando cada vez mais longe. O mundo já sente os efeitos da possível saída da Grécia da zona do euro: bolsas despencam na manhã dessa segunda-feira.

Depois que as reuniões terminaram sem acordo no sábado, o governo grego decidiu fazer um referendo no dia 05 deste mês, para a população decidir por aceitar ou não as propostas dos credores da dívida grega. O risco da saída do país do bloco e da União Europeia aumentou significativamente após impasses nas negociações entre líderes europeus e o governo grego. O Banco Central Europeu anunciou que não iria aumentar seu fundo emergencial ao resgate grego, com isso, o governo decidiu fechar seus bancos durante uma semana, até que seja realizado o referendo.

Depois que a população soube do feriado determinado pelo governo e do referendo a fim de decidir o futuro da Grécia, as filas nos bancos do país se prolongaram.

O país decretou feriado de uma semana e um limite nos saques de 60 euros durante esse período. A bolsa do país só voltará a operar no dia 7 de julho.

Bolsas do mundo todo seguem em queda com a crise, a bolsa de Hong Kong fechou em queda de -2,55%, a bolsa de Xangai registrou queda de -3,29%, Tóquio (Nikkei) -2,88%, Sydney caiu -2,33%, Seul -1,42%, Taipe -2,39%, Hang Seng -2,61%. Na Europa seguem caindo Alemanha (DAX) com -2,59%, França (CAC 40) com -3,05%, Áustria (ATX) com -2,69%.

Às 10h15 (Brasília) a bolsa brasileira já registrava queda de -1,25%.

bottom of page