top of page
  • Valemobi

Na véspera do referendo na Grécia, bolsas mundiais seguem cautelosas


No dia que antecede a decisão do povo grego em dizer “sim” ou “não” às propostas feitas por credores do país, as bolsas mundiais têm dia de cautela, fechando praticamente estáveis, com exceção de Xangai.

Dias antes da decisão, as principais bolsas asiáticas fecharam a sexta-feira com cautela. Pesquisas apontam que a população grega está dividida entre o sim para aceitar às austeridades e o não as propostas feitas pelos credores do resgate.

Apesar disso, dados econômicos da zona do euro seguem em ritmo mais rápido em quatro anos, segundo dados divulgados no PMI do mês passado. Isso mostra que o estímulo do Banco Central Europeu compensou os temores de uma possível saída da Grécia do bloco.

Na Europa, a bolsa alemã (DAX) segue estável com leve queda de -0,13%. O Reino Unido (FTSE 100) também segue com leve queda de -0,47%. Na Ásia-Pacífico, com exceção da Xangai, as bolsas também seguem praticamente estáveis, a Austrália (S&P/ASX 200) caiu 1,10%, Cingapura (STI) teve leve alta de 0,31%. A bolsa de Hong Kong (Hang Seng) caiu -0,83%. O índice japonês (Nikkei) fechou estável com 0,08%.

Hoje as bolsas norte-americanas não irão operar.

A exceção foi na bolsa de Xangai, que teve um dia de maiores preocupações, ultrapassando a queda de -5%, influenciada, além da tensão na Grécia, por queda na valorização do mercado, que atingiu -30% desde 12 de junho.

bottom of page