top of page
  • Valemobi

Nova tentativa da Grécia termina sem acordo; mas mercado está otimista


Em nova tentativa de negociação, o país segue com a incerteza sobre o futuro da dívida grega, a reunião com Eurogrupo encerrou na tarde dessa segunda-feira sem um acordo.

O primeiro-ministro da Grécia, Aléxis Tsipras deixou o mercado internacional otimista, porém, segundo o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, as propostas gregas chegaram tarde, o que dificulta o processo de tomada de decisão. ”É impossível ter uma avaliação final”, acrescenta.

Para os ministros de Finanças finlandês e irlandês, essa reunião foi um "desperdício de milhas aéreas", declarando que não viam avanço para hoje.

A decisão pode ser tomada ainda essa semana

Apesar de não ter chegado em uma decisão nessa segunda-feira, alguns líderes europeus estão otimistas para uma possível negociação, o comissário europeu, Pierre Moscovici, disse que as propostas feitas pelo primeiro-ministro no fim de semana, representam um “progresso”, mas acredita que ainda é necessário muito trabalho.

Para a chanceler alemã, ainda há muitos dias da semana para que sejam tomadas as devidas decisões”. Discursos do presidente do Eurogrupo como “propostas de Atenas foram ‘bem-vindas’” e “há progressos”, mostram que o país pode estar próximo de fechar um acordo para definir a sua reforma, evitando o tão indesejado default grego.

bottom of page