• Valemobi

Opep pode aumentar produção de petróleo em 2021

Devido a uma expectativa de melhora nas economias globais em 2021, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados pretendem aumentar gradativamente a produção de petróleo nos próximos meses.


O anúncio foi feito no último domingo, 3, pelo secretário-geral da Opep, Mohammad Sanusi Barkindo. Hoje, segundo a Agência Estado, os representantes da organização se reúnem para decidir as políticas de produção para fevereiro.


“Estamos testemunhando os estágios iniciais da vacinação da covid-19, e o progresso até agora injetou otimismo na economia. Esses desenvolvimentos promissores, em paralelo com a liderança de mercado da declaração de cooperação durante a crise, contribuíram para uma perspectiva mais saudável do mercado de petróleo para 2021”, disse Barkindo por meio de uma teleconferência.


Vale lembrar que, ao longo de 2020, os países cortaram sua produção de petróleo em meio à demanda reduzida por combustíveis.


Segundo o secretário-geral, os analistas da Opep+ preveem que a demanda por petróleo bruto deverá chegar a 95,9 milhões de barris por dia em 2021. Isso significa um crescimento de 5,9 milhões de barris.