top of page
  • Valemobi

PIB do Brasil cresce 1,2% no 1º trimestre e volta ao patamar pré-pandemia, informa IBGE

No primeiro trimestre de 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou um avanço de 1,2% em comparação aos últimos três meses do ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (1º).


Os analistas consultados pela Refinitiv esperavam que a economia brasileira reportasse um crescimento de 1% no comparativo trimestral.


Com isso, esse é o terceiro resultado positivo, depois das retrações durante o primeiro e segundo trimestres de 2020, de -2,2% e -9,2%, respectivamente.


Em valores correntes, o PIB, que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, chegou a R$ 2,048 trilhões.


Segundo o IBGE, com o resultado do 1º trimestre, a economia voltou ao patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, mas ainda está 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do Brasil, alcançado nos três primeiros meses de 2014.


Setores


A entidade aponta que a expansão da economia brasileira veio dos resultados positivos na agropecuária (5,7%), na indústria (0,7%) e nos serviços (0,4%).


“Mesmo com a segunda onda da pandemia de Covid-19, o PIB cresceu no primeiro trimestre, já que, diferente do ano passado, não houve tantas restrições que impediram o funcionamento das atividades econômicas no país”, disse a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, em nota.


No grupo de agropecuária, a alta foi puxada pela melhora na produtividade e no desempenho de alguns produtos, sobretudo, a soja, que tem maior peso na lavoura brasileira e previsão de safra recorde este ano.


Enquanto isso, na atividade industrial, o avanço veio das indústrias extrativas (3,2%). Também cresceram a construção (2,1%) e a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (0,9%). O único resultado negativo foi das indústrias de transformação (-0,5%).


“Todos os subsetores da indústria cresceram, menos a indústria de transformação, que tem o maior peso, impactada pela indústria alimentícia, que afetou o consumo das famílias”, ressalta a coordenadora.


Ano a ano


Na comparação anual, o PIB cresceu 1,0% no primeiro trimestre deste ano, com expansão de 5,2% na agropecuária e de 3,0% na indústria. Já os serviços recuaram 0,8%.


“As atividades de outros serviços, que são majoritariamente presenciais, e administração pública puxaram o resultado dos serviços para baixo. Esse é um setor que ainda sofre os efeitos da pandemia", afirmou Palis.


Para ler o relatório completo do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, acesse aqui.

bottom of page