• Valemobi

PIB do Reino Unido registra queda de 9,9% em 2020

Assim como praticamente todos os países ao redor do mundo, o Reino Unido viu seu Produto Interno Bruto (PIB) retrair em nível recorde de 9,9% em 2020 devido à crise econômica ocasionada pela pandemia de Covid-19.


Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), essa leitura foi a maior retração anual da economia britânica já registrada em toda história.


A queda do PIB de 2020 foi mais intensa do que contração registrada em 2009, provocada pela crise financeira, e a maior desde o início dos registros oficiais modernos após a Segunda Guerra Mundial.


No entanto, a economia do Reino Unido apontou um crescimento de 1% nos últimos quatro meses do ano passado, depois de ter saído de uma recessão de 16,1% no terceiro trimestre.


Nova queda?


De acordo com o ONS, o PIB de dezembro apresentou uma alta de 1,2%, após uma queda de 2,3% em novembro, quando houve um lockdown parcial como medida para diminuir o número de casos de infectados pelo novo coronavírus.


O Banco da Inglaterra prevê que a economia do país deve encolher 4% no primeiro trimestre de 2021 devido a um novo lockdown e ao Brexit.

Posts recentes

Ver tudo