• Valemobi

Por enquanto só há burburinhos, diz Temer sobre volta de CPMF


Nessa manhã os canais de comunicação foram tomados por uma notícia: a volta do CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) – os impostos sobre movimentações financeiras. Segundo jornais, a volta do tributo popularmente conhecido como o “imposto do cheque”, estaria sendo estudada e defendida pelo governo Dilma, para fechar as contas de 2016.

Segundo matéria do Valor, para fechar a conta, o governo teria que cobrir um rombo de R$ 80 bilhões nas contas da União, é como se o governo já começasse o ano com déficit primário de 1,3% do PIB. Segundos relatos, na proposta orçamentária o governo incluiria a recriação da CPMF.

O governo tem até o dia 31 para apresentar uma proposta que mostre ser factível chegar a um superávit primário de 0,7% no Orçamento de 2016.

Vários líderes se posicionaram sobre a possível volta do tributo, dentre eles o presidente da Câmara e mais novo opositor do governo, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se colocando contrário à essa possibilidade. “Acho pouco provável resolver o problema de caixa achando que tem que criar mais impostos. A solução é retomar a confiança para a retomada da economia. Pessoalmente, sou contrário à recriação da CPMF nesse momento, e acho pouco provável que tenha apoio na Casa”, concluiu Cunha.

Renan Calheiros (PDB-AL) também se posicionou contrário, concluindo que a volta da CPMF seria “um tiro no pé” por parte do governo, ele acredita que tal mudança poderá até agravar a crise no país.

O Vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), se pronunciou hoje por volta das 13h (Brasília), que tudo não passa de “burburinhos”. “A primeira ideia é sempre de que não se deve aumentar tributo. Mas, por outro lado, há muitas vezes a necessidade de apoiar medidas de contenção. Não estou dizendo que nós vamos fazer isso. Por enquanto, é só burburinho e não está sendo examinado pelo governo", completou.

#CPMF #ContasdoGoverno #MichelTemer #EconomiaBrasileira

Posts recentes

Ver tudo

Deixe sua pergunta

ao lado!

Av General Furtado Nascimento, 740, cj 60
Alto de Pinheiros
São Paulo  - SP - CEP 05465-070

 

contato@valemobi.com.br

Tel: +55 (11) 3024-8080

logo-branco.png

©2010-2020 - Valemobi Consultoria Empresarial S/A.

Todos os Direitos reservados.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Gestão financeira inteligente - Soluções para o Mercado Financeiro - Software para gestão de investimentos