top of page
  • Valemobi

Powell e Yellen fizeram seus discursos nesta tarde

Na tarde desta terça-feira, 23, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos e o presidente do Federal Reserve (Fed) fizeram suas declarações durante uma audiência do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados.



Yellen


A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, indicou em seu discurso inicial que, além do alto número de empregos perdidos durante a pandemia, ao menos 22 milhões de cidadãos não estão tendo comida suficiente para comer.


Apesar dos últimos indícios de recuperação na economia do país, Yellen diz que sua situação ainda é assustadora e que o governo federal deve agir rapidamente para viabilizar a plena geração de empregos nos EUA, considerando o saldo de 9,5 milhões de americanos que perderam seus empregos.


Segundo a secretária, o pacote de US$ 1,9 trilhão aprovado ainda este mês pelo Congresso irá ajudar a resolver somente uma parcela dos problemas.


Em sua visão, o país ainda deverá tomar novas medidas para se recuperar da crise e para superar as desigualdades socioeconômicas que se tornaram ainda mais intensas após a pandemia, além de investir em infraestrutura e no combate às mudanças climáticas.



Powell


O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, reiterou que pode ocorrer um processo de inflação no país em curto prazo, mas que não será intenso ou persistente.


Segundo Powell, a autoridade monetária possui ferramentas adequadas para encarar elevações abusivas de índices de preços e irá usá-las caso haja necessidade.


Além disso, enfatizou que o banco está olhando “cuidadosamente” para a estabilidade financeira do país e que irá se mover devagar antes reduzir qualquer estímulo monetário.

bottom of page