• Valemobi

Presidente do Fed vê melhora na perspectiva, mas acredita que EUA não estão fora de perigo

Apesar de o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, ter mostrado otimismo sobre a economia norte-americana, também alertou que o país não está “fora de perigo” em decorrência da pandemia de Covid-19 e seus impactos.


“Nós ainda não estamos fora de perigo, mas estou feliz em dizer que temos feito progresso real”, disse o dirigente durante o evento virtual da National Community Reinvestment Coalition.


O presidente da autarquia monetária mencionou que alguns países ainda sofrem “terrivelmente” com o novo coronavírus, enquanto a perspectiva para o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA está “claramente mais reluzente”.


Powell ressaltou que a proporção de vacinados contra a Covid-19 no país tem aumentado. Enquanto isso, segundo ele, as políticas fiscal e monetária estão provendo um apoio forte.


“A economia está reabrindo, trazendo atividade econômica e criação de empregos fortes”, comentou.

Contudo, o chair do Fed reforçou que, embora a recuperação da economia dos Estados Unidos esteja ganhando força, ela tem sido mais lenta para as pessoas com salários menores. Ele citou números que mostram a desproporção da pandemia sobre a economia para hispânicos e negros, além das dificuldades enfrentadas por pequenas empresas.