top of page
  • Valemobi

Prévia do PIB pelo BC mostra contração no 2º trimestre


O Banco Central divulgou uma “prévia” do PIB (Produto Interno Bruto) do 2º trimestre, indicando que a economia teve uma queda maior de abril a julho deste ano, de 1,89% e uma recessão técnica, quando dois trimestres seguidos têm recuo do PIB. O dado oficial será divulgado no dia 28 de agosto.

Entre janeiro e março a economia já havia registrado contração de 0,88% segundo o índice do BC, e 0,2% segundo os dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que busca ser uma espécie de “prévia do PIB”, afundou 1,89% no 2º trimestre em comparação aos três meses anteriores (janeiro a março).

O dado oficial sobre o PIB será divulgado pelo IBGE no dia 28 de agosto. As estimativas do mercado, são de que haverá uma contração de 2% neste ano e de 0,15% no ano que vem.

A última vez que a economia brasileira entrou em recessão foi em 2009, quando o PIB recuou 2,2% nos três primeiros meses do ano e 4,1% nos três meses anteriores, logo após a crise mundial de 2008, que foi marcada pela quebra do banco norte-americano Lehman Brothers.

Informações são do portal de Notícias G1 – Economia.

bottom of page