• Valemobi

Produção industrial cresce 1,1% em outubro, aponta IBGE

A produção da indústria brasileira avançou 1,1% em outubro na comparação com setembro, sendo o sexto mês seguido de alta. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Contudo, no acumulado do ano, o instituto aponta que a produção industrial ainda está no campo negativo, com queda de 6,3%. Em 12 meses, o recuo é de 5,6%.


Por outro lado, com o resultado acumulado de 39% em seis meses, o setor está 1,4 ponto percentual acima do patamar de fevereiro – antes da pandemia de Covid-19.


“Mesmo com essa sequência de altas e a recuperação ao patamar de fevereiro, o acumulado do ano ainda é negativo”, destaca André Macedo, gerente da pesquisa. No comparativo com o nível recorde de produção, alcançado em maio de 2011, a indústria ainda se encontra 14,9% abaixo do pico.


Segundo o IBGE, duas das quatro grandes categorias econômicas apresentaram crescimento, com destaque para bens de capital, que avançou 7% de setembro para outubro. Bens de consumo duráveis cresceu 1,4%. Ambas marcaram o sexto mês seguido de expansão na produção, com acumulados de 111,5% e 506,7%, respectivamente.

Posts recentes

Ver tudo