• Valemobi

Produção industrial cresce 2,6% em setembro, diz IBGE

A produção industrial brasileira avançou 2,6% em setembro frente a agosto, na série com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Dessa forma, o setor acumula a quinta alta seguida. Segundo o IBGE, os meses de maio a setembro eliminaram a perda de 27,1% entre março e abril, quando a produção industrial havia despencado no menor nível da série por conta da crise global gerada pela pandemia de Covid-19.


Enquanto isso, na comparação com setembro de 2019, o setor cresceu 3,4%, interrompendo uma sequência de 10 quedas seguidas nesta base comparativa.


De acordo com a instituição, com a leitura de setembro, a indústria acumulou em cinco meses um ganho de 37,5%, além de superar em 0,2 ponto percentual o patamar de fevereiro, quando a pandemia ainda não havia afetado a produção industrial do país.


“Passados os meses de março e abril e com a flexibilização das medidas de distanciamento social, o setor industrial foi recuperando, mês a mês, aquele patamar”, diz o gerente da pesquisa, André Macedo.

Apesar de mostrar recuperação em níveis pré-pandemia, o setor industrial caiu 7,2% no acumulado do ano. Já nos últimos dozes meses, a produção da indústria brasileira recuou 5,5%, mas ainda indicando desaceleração na trajetória de perdas iniciada em março.

Posts recentes

Ver tudo

PIB brasileiro cai 4,1% em 2020, informa IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil encerrou 2020 com queda de 4,1%, somando R$ 7,4 bilhões, o maior recuo anual da série iniciada em 1996. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 3, pelo In

Deixe sua pergunta

ao lado!

Av General Furtado Nascimento, 740, cj 60
Alto de Pinheiros
São Paulo  - SP - CEP 05465-070

 

contato@valemobi.com.br

Tel: +55 (11) 3024-8080

logo-branco.png

©2010-2020 - Valemobi Consultoria Empresarial S/A.

Todos os Direitos reservados.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

Gestão financeira inteligente - Soluções para o Mercado Financeiro - Software para gestão de investimentos