top of page
  • Valemobi

Produção da Petrobras cai 5% no primeiro trimestre, aponta relatório

A produção média de óleo, líquidos de gás natural (LGN) e gás natural da Petrobras foi de 2,720 milhões de barris por dia (bpd) durante o primeiro trimestre de 2021, o que representa uma alta de 3,1% frente aos três últimos meses do ano passado, devido à continuidade do ramp-up da plataforma P-70, instalada no campo de Atapu.


Por outro lado, quando comparada com o primeiro trimestre de 2020, a produção apontou uma queda de 5%. Segundo a estatal, o recuo se deve, principalmente, aos desinvestimentos concluídos ao longo de 2020 e início de 2021, além do declínio natural da produção, que teve uma média de 11% nos projetos que já atingiram o seu pico de produção. Considerando só a produção em território nacional, a redução foi de 4,8%.


“Devido ao agravamento da pandemia observado no 1º trimestre de 2021, diminuímos novamente o efetivo das nossas plataformas e adotamos um regime diferenciado de embarque visando reduzir o fluxo diário de pessoas com a consequente mitigação do risco de contaminação e do impacto nas nossas operações”, diz a petroleira em seu relatório de produção e vendas.


Levando em conta apenas óleo e LGN produzidos no Brasil, houve uma contração de 5,3% na comparação anual, atingindo a marca de 2,196 milhões de barris por dia.


Enquanto isso, a produção média de gás natural foi de 523 milhões de barris de óleo equivalentes por dia (boe/dia), queda de 2,4% frente ao mesmo período de 2020.


Vendas


A Petrobras apresentou uma venda média de 610 mil barris por dia de diesel durante o 1º trimestre no mercado interno, expansão de 20% em relação ao mesmo intervalo de 2020.


As vendas de gasolina no mercado interno, por sua vez, atingiram o patamar de 330 mil bpd, o que significa um avanço de 3,8% ante os três primeiros meses do ano anterior. O óleo combustível também registrou crescimento, de 36,1%, com a venda de 41 mil barris por dia.


De acordo com o relatório, a alta reflete maiores vendas para geração de energia termelétrica.

bottom of page