top of page
  • Valemobi

Produção industrial cai 9,1% em março, informa IBGE

A produção industrial teve um recuo de 9,1% em março de 2020 na comparação mensal, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 5, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


De acordo com o órgão, essa foi a queda mais acentuada desde maio de 2018, quando houve recuo de 11%. O resultado reflete os efeitos do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.


Em relação a março de 2019, na série sem ajuste sazonal, o IBGE apontou uma queda de 3,8% na produção industrial, quinto resultado negativo seguido nessa comparação. Com isso, a indústria acumula redução de 1,7% no ano e de 1% em 12 meses.


“Esse impacto da pandemia fica evidenciado quando se compara com o mês de fevereiro, já que a taxa é fortemente negativa e representa a queda mais intensa desde maio de 2018, quando houve a greve dos caminhoneiros. E não apenas pela magnitude da taxa, mas também pelo alargamento por diversas atividades, incluindo todas as quatro categorias econômicas e 23 das 26 atividades pesquisadas”, diz o gerente da pesquisa, André Macedo.

Para ler a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) completa, clique aqui.

bottom of page