top of page
  • Valemobi

Produção industrial sobe 0,5% em fevereiro, informa IBGE

Em fevereiro deste ano, a produção industrial subiu 0,5% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal. Já no comparativo anual, a indústria teve uma queda de 0,4%. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 1.


Os dados ainda não refletem os efeitos tão significativos dos impactos econômicos gerados pela pandemia do novo coronavírus.


Segundo o IBGE, o setor industrial acumula queda de 0,6% no ano e um recuo de 1,2% no acumulado de 12 meses.


“O setor industrial, em fevereiro de 2020, mostra um quadro de maior ritmo produtivo, expresso não só no segundo mês seguido de expansão, na comparação com o mês imediatamente anterior, mas também no perfil disseminado de taxas positivas, já que 15 das 26 atividades apontaram crescimento na produção”, disse o IBGE.

No avanço de 0,5% da atividade industrial na passagem de janeiro para fevereiro de 2020, duas das quatro grandes categorias econômicas e 15 dos 26 ramos pesquisados mostraram expansão na produção.


Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram registradas por veículos automotores, reboques e carrocerias (2,7%) e outros produtos químicos (2,6%), com ambas apontando o segundo mês seguido de crescimento na produção e acumulando nesse período ganho de 7,8% e 4,2%, respectivamente.


Outras contribuições positivas relevantes vieram dos ramos de produtos alimentícios (0,6%), de celulose, papel e produtos de papel (2,4%), de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,2%) e de produtos de borracha e de material plástico (2,1%).

bottom of page