• Valemobi

Recuperação de economia global começa a desacelerar, diz agência

Os economistas de Wall Street alertam que a melhor fase da recuperação econômica mundial já passou e a retomada, que começou em alta velocidade, agora entra em um período complicado.


De acordo com a Bloomberg, cerca de US$ 20 trilhões de estímulo de governos e bancos centrais levaram as economias globais de volta aos níveis pré-pandemia. Contudo, por inúmeros fatores, o último trecho deve ser o mais difícil.


As autoridades podem reduzir o suporte fiscal que tem sido fundamental para a recuperação econômica, como já aconteceu nos Estados Unidos.


A agência de notícias aponta que os cortes de empregos temporários podem se tornar permanentes, como ocorreu nesta semana quando gigantes corporativos como Walt Disney e Royal Dutch Shell anunciaram a demissão de dezenas de milhares de funcionários.


“Estamos deixando a fase de recuperação das paralisações”, disse Ethan Harris, responsável por pesquisa econômica global do Bank of America, em entrevista à Bloomberg Television. “Agora estamos mais na fase de moer para a frente.”